Como funciona uma confecção de roupas: da criação a produção

Você sabe como funciona uma confecção de roupas ?

Uma das coisas mais importantes para os fabricantes de moda é saber como funciona uma confecção de roupas, desde o processo de criação a produção, e estar antenado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo quando o assunto é tendência de moda.

Por isso separamos algumas informações simples, mas que podem ser úteis e que com certeza irão te ajudar a sair da inércia e criar um processo de criação e produção de roupas, bem como onde buscar tendências de moda para a sua coleção.

como funciona uma confecção de roupas

 

Como encontrar inspiração para criar novas peças de roupas ?

Primeiramente é importante que você acompanhe as principais marcas do mercado, que façam sentido e que sejam do mesmo nicho e segmento que você trabalhe.

Você também pode pesquisar nos sites das principais lojas de departamento nacionais e internacionais, para entender a questão de cores da estação, pesquisa de estampas, modelagens e outras características que sejam importantes para a sua marca. Esse é o primeiro passo!

O ideal é que você utilize essas referências para se inspirar na hora que você estiver criando a sua coleção e jamais copiar o que o seu concorrente está fazendo – até porque cada marca possui a sua identidade e o seu diferencial de mercado, e você precisa sempre manter a essência da sua marca.

A ideia aqui é procurar por inspirações de marcas que sejam referências no seu nicho, como também por novas marcas que acabaram de surgir no mercado (ou que você ainda não conhece). Sites como o Google Imagens e Pinterest podem te ajudar muito nessa etapa.

Se você identificar um padrão de tendência que as marcas menores e as conceituadas do mercado estão produzindo, pode apostar que esse é o caminho certo para você também seguir essa linha.

Organizar esse conteúdo em um quadro ou em uma pasta no seu computador e nos favoritos do seu navegador, pode te ajudar na hora que você for entrar na prática para criar a sua coleção. Lembre-se de sempre separar também pedaços dos tecidos que você pretende trabalhar, para ir avaliando a questão de cores, textura e modelagem da sua nova coleção.

Outra linha importante, para produtos atemporais, é você definir um tema para a sua coleção e trabalhar as cores e estampas em cima desse propósito. Você pode pesquisar as cores do ano da Pantone®, que é uma empresa mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores, largamente utilizada na indústria gráfica e visual, porque ela sempre acaba ditando a tendência de cores do ano e estações.

No site da empresa você encontra mais detalhes sobre essas informações.

como funciona uma confecção de roupas

 

Após o primeiro passo de pesquisa de tendências e definição dos tecidos e modelos para a sua coleção, é chegado a hora de você evoluir no processo de produção das suas roupas. Para isso você precisará seguir os seguintes passos:

Criação da modelagem

Essa é a etapa onde o modelista irá desenvolver o molde para a sua roupa. Ele irá tirar as medidas e transpor manualmente em papel ou em um sistema de computador, do tipo cad.

Para peças mais simples, como camisetas, é mais provável que já exista esse molde desenvolvido pelo modelista. Mas para peças mais sofisticadas, esse processo acaba sendo um pouco mais trabalhoso, mas nada que um bom modelista não tire de letra.

como funciona uma confecção de roupas

 

Confecção da peça piloto

Após a modelagem pronta, a peça é enviada para o setor de corte e pilotagem, onde será confeccionada a peça piloto para prova do molde. Quando necessário, é feito os ajustes para que a modelagem ofereça um bom caimento e dentro do esperado.

Criação da ficha técnica do produto

A ficha técnica do produto e necessária para padronizar a produção dos lotes. Nela é informado quais os tecidos e aviamentos que serão utilizados para a produção daquela determinada peça de roupa e também para se definir os custos da peça.

 

VEJA TAMBÉM:  Ficha técnica para confecção – Aprenda como elaborar na prática !

Corte e separação das peças

Com a modelagem definida, a próxima etapa é a realização do enfesto e o corte em lote daquela determinada peça. Após o corte, as peças são separadas e organizadas por tamanhos e modelos, para que sejam enviadas à costura com a melhor praticidade exigida, para que sejam evitados o desperdício de tempo e eventuais erros na etapa da costura.

como funciona uma confecção de roupas

Costura

Após o lote de corte estar pronto e separado, as peças são enviadas para as costureiras responsáveis por costurar e montar as peças em definitivo.  Muitas empresas terceirizam esse processo de confecção.

Junto das peças cortadas, são enviados a ficha técnica do produto e a peça piloto, quando necessário.

como funciona uma confecção de roupas

Conferência da qualidade e acabamento da peça pronta

Após a peça costurada, ela passa pelo setor de acabamentos, para finalizar a produção da peça como um todo. Geralmente onde é feito a colocação de botões ou outros processos de acabamento.

Também é verificado a qualidade da peça pronta, para avaliar eventuais defeitos que possam impedir que essa peça de roupa seja comercializada.

 

Embalagem e armazenamento

Após as conferências, as peças são embaladas, colocadas tags, etiquetas e armazenadas para que sejam enviadas quando um pedido for realizado.

Em algumas fábricas, são adotadas medidas de qualidade e rastreabilidade, como a utilização de código de barras.

 

De forma bem resumida tentamos lhe mostrar como é feito a etapa de desenvolvimento de uma coleção e como funciona uma confecção de roupas na prática.

Espero que tenham gostado desse conteúdo e que de certa forma ajude a você que está começando no ramo da confecção e construção da sua marca de roupas! Até a próxima …

 

LEIA MAIS:

8 passos importantes para você planejar a construção da sua marca de roupas

Como criar um nome perfeito para a minha marca de roupas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

1 Comentário
  1. Olá, gostaria de ter mais informações para representar sua marca no nordeste.

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0