8 passos importantes para você planejar a construção da sua marca de roupas

Criar uma marca de roupas pode parecer uma tarefa simples, mas existem alguns cuidados que devem ser avaliados antes de iniciar a confecção das primeiras peças, para você evitar erros que podem lhe trazer algum risco de prejuízo. Essa etapa que antecede as primeiras produções é de fundamental importância para que você dê início a sua marca de roupas de sucesso, principalmente hoje que a cada dia surgem novas marcas em um mercado extremamente competitivo.

Eu sei que nessas horas muitas coisas devem estar passando pela sua cabeça: quantas peças eu devo produzir, qual será o perfil do meu cliente, quantas vendas eu vou conseguir fazer para conseguir ter lucro, e outras mais. Mas não há motivo para desesperos, pois esses questionamentos são normais e devem ser colocados no papel, para que a sua ideia comece a tomar forma.

Existem várias etapas que se deve dar atenção no momento da criação de uma marca de roupas, mas eu resumi essa etapa em 8 requisitos fundamentais e que não devem ser ignorados.

 

  • Definir o seu nicho de mercado

Antes de você sair produzindo diversos tipos de roupas para diversos públicos diferentes, é importante que você defina “o que” e “para quem” a sua marca irá atender. Dificilmente você irá se destacar com uma marca que vende moda praia adulto e infantil, moda íntima, plus size, moda feminina básica ou casual, entre outros. A sua marca precisa se conectar com o seu público, gerar desejo – por isso você precisa ser (ou se tornar) especialista em um determinado segmento e criar soluções que atendam o seu público.  Para isso, a escolha do nicho pode ser feita por afinidade, com o segmento que você gosta e mais se identifica.

Mas você pode estar pensando – “Tem diversas marcas que vendem o tipo de produto que eu penso em trabalhar” e é aqui que você já deve começar a pensar no diferencial que sua marca irá oferecer para o seu público. Qual a necessidade do seu público que as marcas atuais do mercado não estão entregando? Pense nisso.

8 passos importantes para você planejar a construção da sua marca

 

 

  • Defina um nome para a sua marca

Nessa fase você já deve começar a pensar em um nome que defina o estilo e qual segmento de mercado a sua marca atende.

A escolha do nome da sua marca de roupas é muito importante porque será a primeira conexão da sua marca com potenciais clientes. O nome da marca também pode demonstrar qual é o público que ela vai se conectar.

E uma dica importante é evitar nomes pessoais e termos simplificados, como store, fashion, modas, entre outros – pois são amplamente utilizados e não geram bom engajamento com o público.

Aqui você deve usar a sua criatividade e imaginação, pois o nome será como um CPF que sua marca irá carregar para sempre.

 

  • Criar uma logomarca que se destaque no mercado

Junto com o nome da sua marca, a logomarca é uma identidade visual que também irá conectar a sua marca com o seu público.

Aqui a palavra-chave é simplicidade, que vai fazer toda a diferença na hora que você for fazer uma embalagem, uma etiqueta ou uma tag. A ideia é ser criativo, simples e criar uma linguagem que o seu potencial cliente memorize e lembre-se novamente quando ver a sua logotipo estampada por aí.

E caso você não tenha habilidades como designer, você pode utilizar sites como o Canva ou outros que facilitam esse processo. Você também pode contratar freelances na internet que fazem esse tipo de serviço com um preço bem acessível.

 

  • Faça uma pesquisa de registros de marca no INPI

E já imaginou você pensar no nome da sua marca, criar o logotipo, rodar material publicitário e embalagens e depois descobrir que já existe uma marca registrada com o nome que você pensou? Além de confundir os seus potenciais clientes, isso pode ser muito grave e não recomendamos criar uma marca com nome igual que já exista no mercado. Isso porque sua marca estará presente na internet e poderá se confundir com outras já existentes.

O registro de marca também é importante para você proteger a sua marca futuramente, assim que ela engrenar como negócio e evitar que outras pessoas tentem te copiar.

Por isso é necessário que você consulte se existe algum registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pelo seguinte link:

https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_classe_basica.jsp

 

  • Verifique a disponibilidade do domínio 

Você já deve ter ouvido a máxima que “se sua marca não está na internet, então ela não existe”. Num primeiro momento você pode até imaginar que as vendas online não fazem parte do seu perfil ou que você não leva jeito, mas se você pensa em expandir a sua marca para outros patamares, é necessário que você tenha um endereço online, ou seja, um domínio que o seu potencial cliente possa te encontrar.

No Brasil, a entidade que é responsável pelas atividades de registro e manutenção de nomes de domínios que usam o .br é o Registro.br

Então, antes de registrar a sua marca no INPI, verifique se o domínio está disponível no site do Registro.Br (https://registro.br/).

 

  • Registre a sua marca e compre o domínio

Após verificar a disponibilidade do nome da sua marca no INPI e do domínio no Registro.Br, é a hora de partir para o registro da sua marca.

Separamos um manual passo a passo para você seguir e conseguir registrar a sua marca. E não se esqueça de comprar o domínio da sua futura loja online.

Não deixe para depois, faça isso o mais rápido possível.

 

  • Antes de pensar no produto, pense no seu cliente

Qual o perfil do cliente que irá se conectar com a sua marca e comprar o seu produto ? Onde se encontra o seu potencial cliente? Quais são os desejos e transformações que o seu potencial cliente espera?

Todas esses e outros questionamentos são fundamentais para que você possa planejar e executar uma estratégia de marketing e segmentação assertiva, com o objetivo de educar, entreter e converter a sua audiência em um público apaixonado pela sua marca.

Pode parecer clichê, mas a definição da sua persona é de fundamental importância para que você se conecte com eficiência com a sua audiência.

Nessa etapa você também deve avaliar quais serão os diferenciais que a sua marca irá apresentar a sua audiência, afim que ela seja única e diferenciada em um mercado tão competitivo.

 

  • Persista, insista e tenha sucesso

Se te falaram que construir uma marca é fácil, pode ter certeza que mentiram para você. A criação e o desenvolvimento de uma marca passam por diversas fases, como planejamento, execução, erros e acertos, criação de audiência como seu o seu público, venda, pós-vendas entre outros.

Cada etapa precisa ser cuidada com muita atenção e carinho, para que os erros sejam corrigidos e o processo fique cada vez mais claro e produtivo.

Aqui a dica principal é … Defina as suas metas anuais, trimestrais, mensais e semanais e lute dia após dia para que o seu objetivo seja concretizado.

Persista e não desista, até dar certo!

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Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

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