Como abrir uma loja de roupas online do zero

Você tomou a decisão de empreender? De fato, abrir uma loja de roupas online do zero pode ser uma boa opção.

As lojas de roupas sempre fazem sucesso, afinal de contas, estamos sempre buscando novas peças para o nosso guarda-roupa.

Portanto, abrir uma loja de roupas online para você pode se tornar um negócio altamente lucrativo.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

 

Como abrir uma loja de roupas online do zero

Como abrir uma loja de roupas online do zero.
Fonte: Canva Pro

Como abrir uma loja de roupas online do zero

Escolha o estilo de roupa e público

Se se encontrar na situação de que quer abrir uma loja online de roupa, recomendamos que, antes de mais nada, pesquise e encontre produtos e fornecedores que lhe proporcionem uma boa margem e que tenham peças para o público que você deseja trabalhar.

Além disso, é muito importante escolher um estilo de roupa com o qual se sinta identificado, pois desta forma será mais fácil realizar campanhas publicitárias ou gerir as redes sociais da sua loja.

A nossa recomendação é que se concentre num nicho de mercado e num público-alvo bem definifo. Dessa forma, o público a quem se dirigirá será mais reduzido e terá mais opções de posicionar a sua página nos motores de busca, bem como tornar-se uma autoridade e referência no seu setor.

 

Definir a identidade visual da sua loja online

Outro aspecto que você deve ter em mente ao abrir uma loja de roupas online é a imagem de marca que você quer transmitir. Isso inclui o nome, o tom com que se vai dirigir aos seus clientes, cores corporativas, design da sua loja e elementos relacionados com esta e a embalagem.

Você deve definir isso no início, mesmo antes de criar a loja online, pois uma vez que uma imagem foi criada, é complexo mudá-la. Projetar e conceituar a marca nos permitirá incluir o logotipo, nome e cores corporativas na página web desde o início e, assim, economizar tempo.

É imprescindível que desde o início tenha bem definida a sua imagem de marca para poder aplicá-la em todos os elementos que a acompanharão.

As pessoas são muito visuais e, portanto, quando mais marcante e cuidada vemos uma loja, maior confiabilidade e confiança nos transmitirá.

 

VEJA TAMBÉM: Como criar uma identidade visual para a minha marca de roupas

 

Defina os seus fornecedores da sua loja online

De fato, as principais opções ao criar uma loja online são duas: trabalhar através do modelo clássico com fornecedores da nossa escolha ou através do modelo dropshipping.

Para aqueles que decidem trabalhar com o modelo de dropshipping, as vantagens são numerosas, mas principalmente este sistema é caracterizado pelo baixo investimento inicial que requer.

Além disso, a vantagem que o modelo de dropshipping tem é que nos permite vender roupas sem a necessidade de ter os itens em estoque, por isso pode ser o melhor modelo para dar os primeiros passos no mundo online.

Este é um modelo atraente para uma empresa ou pessoas que querem realizar um empreendimento de roupas online sem complicações, uma vez que as despesas são reduzidas e o risco é menor, uma vez que não teremos de comprar antecipadamente os produtos que os nossos clientes nos pediram.

Simplesmente, o fornecedor é quem normalmente envia o produto diretamente para a casa do comprador final, o que simplifica muito o trabalho.

Por outro lado, como existem mais intermediários, a margem que recebemos será menor e a diferenciação em relação à concorrência também.

Além disso, também temos a opção de passar para o mundo digital e transformar o nosso negócio físico, para ajudar a aumentar as vendas. Neste caso, ambas as estratégias devem ser sincronizadas e transmitir uma mesma ideia.

Com este modelo o nosso trabalho vai aumentar, uma vez que teremos de cuidar da loja física e da loja online, preparar as encomendas e gerir o estoque de ambas. No entanto, é importante saber que algumas das tarefas que temos de realizar podem ser delegadas a terceiros.

Como abrir uma loja de roupas online do zero

Como abrir uma loja de roupas online do zero.
Fonte: Canva Pro

Defina os preços e margem de lucro dos seus produtos

No início, quando estamos criando a loja de roupas online, temos dúvidas sobre que tipo de preços colocar, uma vez que queremos vender.

Para a definição de preço dos seus produtos, devem ser feitas duas considerações – as despesas fixas que são necessárias para manter o seu negócio funcionando (como água, luz, energia, aluguel, funcionários) e as despesas variáveis que são inerentes a cada venda realizada (taxas e comissões, imposto, embalagem).

A partir daí, você deve buscar maiores informações de como trabalhar com esses valores para que o seu negócio opere com lucros, definir uma margem de lucros e avaliar a percepção de preço e valores agregados dos seus produtos.

Alguns dos aspectos que devemos ter em conta ao fixar os preços são a qualidade dos produtos e do nosso site, quanto maior a qualidade e o valor agregado, maiores as margens que podemos trabalhar.

 

VEJA TAMBÉM: O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar o meu negócio?

 

Escolha as plataformas para desenvolver a sua loja de roupas online

Ao escolher uma plataforma de vendas online para criar a sua loja virtual, é importante que essa transmita confiança e profissionalismo ao consumidor final.

Além disso, procure uma interface simples e intuitiva, na qual você possa trabalhar você mesmo, pois será o seu dia a dia e você terá que gerenciar inúmeras vendas. Portanto, quanto mais simples for a plataforma, melhor você a entenderá e menos problemas ela lhe dará.

Em relação a isso, é importante que a plataforma escolhida tenha uma equipe de suporte técnico, seja por chat ou telefone.

Isso é uma coisa muito positiva, pois, se tivermos alguma dúvida ou problema com a plataforma, sempre haverá onde recorrer.

Finalmente, procure uma plataforma especializada em e-commerce que não só lhe ofereça a opção de criar uma loja, mas também lhe proporcione serviços complementares que o ajudem a melhorar o seu negócio, como a gestão de vendas e estoque, cadastro de produtos, entre outros.

Serviços de publicidade, posicionamento, design ou gestão de redes sociais são alguns dos mais procurados pelas lojas online e por isso é importante que a plataforma selecionada conte com eles.

Finalmente, você também deve levar em conta a qualidade de suas imagens. Se você investir em um bom fotógrafo e fizer algumas imagens de produtos profissionais, vai transmitir uma imagem melhor para seus clientes e, portanto, você poderá se permitir estabelecer preços mais altos.

 

VEJA TAMBÉM: 8 dicas de como vender roupas online pela internet

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Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

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