Como criar um logo para minha marca de roupas

Um logo faz parte da identidade visual de uma marca. É a forma como o cliente se refere visualmente a uma marca, como ele a reconhece em meio a tantas outras existentes no mercado. Por isso, é fundamental escolher uma boa logo, para que sua empresa se destaque e seja lembrada pelos seus clientes. Sendo assim, iremos abordar nesse artigo de como você pode criar uma logo para a sua marca de roupas.

como criar um logotipo para a minha marca de roupas

 

Muitos empreendedores, sobretudo os iniciantes, acabam adiando ou mesmo desistindo da ideia de criar uma logo para sua marca, por achar que esse é um serviço caro, o que não é verdade.

Aliás, é possível criar uma logo sem custos para sua marca, e vamos lhe ensinar como. Confira o texto que preparamos abaixo e comece agora mesmo a colocar sua mente para funcionar.

Simplicidade

Antes de sair por aí escolhendo um site, como o Wix, por exemplo, para criar gratuitamente sua própria logomarca, é fundamental planejar. Afinal de contas será o símbolo que vai representar sua marca de roupas.

Então, o primeiro passo desse processo é visualizar como sua marca deve ser. E, para que você não caia em armadilhas, o ideal é que o logo deve ser simples. Pense em algo que seu cliente não apenas identifique rapidamente, como também ligue à sua marca em poucos segundos.

Como o M do McDonald’s ou a maçã da Apple. Assim que você vê esses dois símbolos, já se lembra das marcas, certo? O ideal é fazer o mesmo para você e sua marca de roupas.

Faça uma boa pesquisa prévia

Outro ponto importante que envolve a criação de um logo é fazer uma boa pesquisa antes mesmo de esboçar o primeiro desenho. Essa pesquisa pode ser feita de forma simples, através da internet.

Você pode, por exemplo, pensar nos logos que mais gosta e com os quais consegue identificar mais rapidamente uma determinada marca. Pesquisar referências também é importante para chegar a um bom resultado.

Pesquise a concorrência

Conhecer sua concorrência é importante até mesmo no momento em que você vai criar o logo de sua marca de roupas. Aliás, esse cuidado é importante para que nada saia muito parecido e você não acabe perdendo clientes para outras empresas ou mesmo sendo processado por uso indevido de marca.

Então, para não cair nesta armadilha, uma dica é analisar, com um olhar crítico, os logos de seus concorrentes. Veja as cores e o estilo que usam e pense em algo diferente, que chame a atenção e se destaque dentre os demais. Isso é uma alternativa para que os clientes venham até você, sem ir até os outros.

Conheça a persona para quem você vende

Quando você está criando um logo precisa pensar também na persona que quer atingir. Afinal de contas públicos diferentes pedem logos diferentes. Um exemplo: uma marca de roupas para crianças não pode usar o mesmo logo, paleta de cores, de uma voltada a homens adultos, não é mesmo?

Então, uma ideia é pesquisar os logos das marcas que sua persona prefere, seja via pesquisa verbal, naquele bate-papo descontraído com colegas ou vizinhos, ou mesmo via redes sociais, com dados mais fundamentados.

Essas informações irão te ajudar a pensar no formato de um logo que atende aos desejos de suas personas.

Faça um esboço da sua ideia

Depois de toda a pesquisa prévia, é importante fazer um esboço do logo que você deseja adotar em sua marca. E aqui estamos nos referindo ao literal, a pegar um lápis e papel e rascunhar.

Coloque nesse papel todas as suas ideias, mesmo que se trate de um desenho não tão simétrico ou mesmo uma frase que parece não ter o menor sentido para você naquele momento, mas que, em uma etapa avançada da criação do logo, fará.

Aliás, nunca despreze a etapa da elaboração do esboço, pois ela pode ajudar, e muito, a criar o logo que definirá a identidade da sua marca.

Digitalize o logo

Quem entende um pouco de computação gráfica e tem acessos a softwares de edição, pode nesse momento, aproveitar esse conhecimento e colocar no computador aquele desenho que você rascunhou por tanto tempo e que vai representar sua marca.

Com a ajuda de programas como o Ilustrator ou o Corel Draw é possível dar vida àqueles rascunhos, transportando-o para o computador e tornando aquilo que só fazia sentido na sua cabeça em realidade.

Sem habilidade gráficas ou verba para investir? Recorra a sites gratuitos

Como sabemos, nem todos dominam os programas de edição de imagem e muito menos tem essas ferramentas em seus computadores, seja de casa ou mesmo do negócio. Então, o que fazer nessa hora?

Felizmente, existem sites gratuitos (ou com pouca verba) na internet onde é possível criar seu próprio logo usando as ferramentas disponíveis na página. Além de rápidos e intuitivos, o processo é bastante seguro e o resultado pode ficar bastante interessante e impressionante.

O site em questão é o Canva.com. Com ele é possível encontrar elementos prontos que poderão compor a sua logo. Basta usar a sua criatividade e as ideias que planejou, para colocar em prática a criação da sua logo.

Você pode optar por usar os recursos gratuitos da ferramenta ou pagar uma pequena taxa para elementos mais elaborados.

Para dar início a criação da sua logo, você precisa criar uma conta gratuita e fazer o login. Em seguida, basta clicar em “Novo Design”, tipo “’Logo”. Na aba “Templates”’ ou “Elementos”, você digita a palavra-chave correspondente a sua ideia e percorre pela vasta extensão de opções que poderão compor a sua logo – basta usar a sua criatividade!

Econômica, essa solução permite que você tenha o logo de sua marca sem precisar pagar caro por isso. Gostou da ideia? Então basta acessar o site que você prefere e colocar a criatividade em dia. Mas não se esqueça de seguir todo o planejamento feito anteriormente. Desta forma, você terá um logo único para a sua marca de roupas.

Para mais dicas de identidade visual da sua marca, acesse nosso artigo sobre o assunto:

Como criar uma identidade visual para a minha marca de roupas

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0