Como criar um nome perfeito para a minha marca de roupas

O varejo têxtil é uma ótima oportunidade para quem busca um segmento de mercado. Afinal de contas, todos nós precisamos comprar roupas em algum momento de nossa vida, não é mesmo?

No entanto, por ser um produto de venda relativamente fácil, é bastante comum encontrarmos uma loja de roupas ao lado da outra, algo que dificulta bastante a venda.

E, para quem está começando sua própria marca de roupas isso pode assustar, além de gerar vários questionamentos e que se resumem a uma só pergunta: como cativar meu público?

Um ponto inicial interessante é escolher um bom nome para a sua marca. O nome perfeito para a sua marca de roupas não só chama a atenção como também é capaz de acelerar as vendas e criar uma identificação fácil e clara com o seu potencial cliente. Agora, como escolher a nomenclatura perfeita para sua marca de roupas? Parece uma tarefa difícil, não é ?!

Mas para ajudar os iniciantes nesse mercado, preparamos um artigo com algumas dicas que vão tornar esse processo mais fácil. Confira.

Como criar um nome perfeito para a sua marca de roupas

 

Faça um brainstorm

Antes de pensar em escolher o estilo para o nome de sua marca de roupas é preciso… saber que nome será esse. E você só chegará a alguma opção se pensar, não é mesmo?

Por isso, o primeiro passo para quem quer criar o nome perfeito para sua marca de roupas é fazer um bom brainstorm. Aquela famosa “tempestade de ideias” ajuda muito nesse momento, porque é quando você coloca no papel tudo o que vem a sua cabeça.

Tudo mesmo. Sabe as ideias mais loucas que você já teve e que tem dúvidas se funcionam como nome? Então. Uma alternativa interessante é fazer uma lista com essas ideias e começar a avaliar cada uma delas. Não se esqueça de anotar, pois você pode ter uma excelente ideia de nome para a sua marca de roupas em um momento menos esperado e essa ideia genial acabar se perdendo com tantas informações do dia a dia.

Converse com amigos, familiares ou mesmo conhecidos. Essas pessoas podem ajudar na tomada de decisão e tornar o processo de escolha um pouco mais fácil.

 

Escolha nomes originais

Nossa segunda dica pode parecer um clichê, mas faz uma enorme diferença quando pensamos na capacidade que uma marca tem de atrair o público. Como assim? Vamos pensar um pouco.

Quando você conhece uma loja de roupas nova, o que primeiro chama sua atenção? O nome, claro! Quanto mais original, mais curioso esse nome, maiores as chances de ele se tornar inesquecível, não é mesmo?

E, quando você vai criar uma marca e atrair os consumidores, essa é uma dica valiosa. Afinal de contas, quanto mais original, maiores as chances de que os clientes se sintam interessados em conhecer a sua marca.

Aqui vale apenas uma ressalva. Você certamente já deve ter visto por aí lojas que tem nomes bem parecidos com os de marcas famosas (a internet adora essas ideias. São os memes perfeitos).

Embora sejam engraçadinhos, colocar um nome parecido ao de uma marca famosa em sua marca de roupas pode ser uma péssima ideia. Por quê? Bem, porque você pode confundir seus clientes, que vão engajar com a sua marca e comprar seus produtos, achando que estão comprando daquela marca famosa. Ou, ainda, pode ser processado pela marca, por estar usando um nome já registrado.

Então, para evitar dores de cabeça, pense em nomes diferentes, mas diferentes mesmo. Nada de “abrasileirar” marcas famosas. Seja criativo e um nome único e próprio para a sua marca de roupas.

Aposte em nomes curtos e inesquecíveis

Outro truque bem eficaz para quem busca o nome perfeito para sua marca de roupas é não exagerar no tamanho. Muitas vezes, o ideal é um nome curto e que seja inesquecível. Ou pelo menos fácil de decorar.

Pense no seu dia a dia. Você se lembra mais facilmente de nomes simples ou daqueles mais elaborados? Dos simples, claro! Então por que não aplicar essa ótica em seu negócio?

Quer outra dica interessante? Usar uma sigla como nome da sua marca pode ser uma ótima pedida, afinal de contas eles são simples e muito fáceis de memorizar. Quer um exemplo? Quem esquece a TNG ou a C&A? Ninguém, certo?

Agora, cuidado com palavras muito difíceis de escrever. Apostar em um nome simples, fácil de memorizar, mas que tem um significado especial para você e não seja complicado para escrever é um ótimo caminho.

Avalie seu público-alvo

Tão importante quanto o tamanho do nome é o público-alvo para quem você está produzindo as roupas. Por isso, na hora de escolher o nome da sua marca de roupas, um precisa dialogar com o outro.

Pode ser meio óbvio, mas você não deve colocar um nome mais “adulto” em uma marca de roupas infantis. Ou um nome feminino em roupas masculinas, e vice-versa.

Para não errar, escolha sempre pensando em seu público-alvo. Assim, você não cria desconforto ou confusão nos clientes quando começar a divulgar a sua marca de roupas.

Conheça os seus concorrentes

Uma dica muito importante na hora de escolher o nome certo para sua marca é dar uma olhada na concorrência. Estudar os nomes escolhidos por eles. Essa tática aumenta muito suas chances de se destacar no meio da multidão.

Afinal de contas, se você pesquisar seus concorrentes e perceber como os consumidores se comportam em relação a seus nomes, pode escolher uma alternativa que deixe os demais fora de combate.

Resumindo …

  • Invista um tempo para definir o nome da sua marca de roupas, pois ela irá durar para sempre;
  • Evite cópias ou nomes que podem remeter a outras marcas, para não confundir os potenciais clientes da sua marca;
  • Aposte em nomes curtos e de fácil memorização pelos seus clientes;
  • Crie um nome que se identifique com o seu nicho de mercado e com o seu público-alvo;
  • Estude o nicho do seu mercado e como é a abordagem dos seus concorrentes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0