Como criar uma identidade visual para a minha marca de roupas

Diferente do que muitos imaginam, a identidade visual para uma marca de roupas, não é o mesmo que um logotipo. Na verdade, o logotipo faz parte do contexto da identidade visual. A combinação de elementos visuais como o logotipo, a tipografia, as cores e as imagens, além de um nome, uma ideia, valores e princípios – compõe a identidade visual de uma marca. Por fim, a identidade visual será a personalidade da marca da sua marca de roupas e o que ela oferece.

Atualmente, com diversas marcas disputando um espaço no mercado, criar uma identidade visual forte e duradoura torna-se essencial para se destacar no meio de tanta concorrência.

Mas por onde começar? Aqui trazemos algumas dicas importantes para criar uma identidade visual para a sua marca de roupas, que seja bem estruturada.

Como criar uma identidade visual para a minha marca de roupas

Para qual publico a minha marca de roupas é voltada?

A primeira pergunta que se deve fazer ao construir a identidade visual para a sua marca de roupas é saber qual será o público-alvo, o seu nicho de mercado (moda infantil, moda praia, moda íntima, masculino, feminino). Para criar uma conexão da marca com o consumidor, é importante conhecê-lo. Pesquisar a fundo questões como idade, gênero, localização, renda e profissão irá ajudar a definir o perfil do público. Pesquisar, nas redes sociais, os concorrentes da marca também pode ajudar a descobrir mais informações sobre o seu público.

Estabelecer quem a marca deseja alcançar é importante, tanto para a criação da identidade quanto no planejamento das campanhas de venda.

Após a definição do público-alvo, devem ser escolhidos os elementos visuais que irão compor a sua marca.

A personalidade da sua marca de roupas

Utilizando às referencias visuais, a marca consegue passar melhor suas ideias. Imagens, ilustrações, tipografia e cores são o meio de comunicação, o diálogo entre a marca e o público.

Desenhe o logotipo

A partir do momento que é desenvolvida a identidade, o consumidor associará a marca ao seu logotipo e, dessa forma, transferem as percepções da marca para ele. É um processo gradual, que vai além do desenho do símbolo ou grafia de um nome. Atualmente, com a tendência da simplificação, o menos é mais está em alta na hora da criação ou renovação de uma logo. Grandes marcas já aderiram a isto, apostando na restruturação da identidade visual e redesenho de suas logos para uma forma mais simples, conversando, assim, com a atualidade do mercado.

Para criar uma logo com um desenho diferenciado, a fim de simbolizar a marca, é importante que tudo seja detalhado previamente, para que o designer encontre o que melhor se encaixa no planejamento e no resultado que você almeja.

No geral, é importante manter o desenho simples, para que os elementos não possam causar confusão visual, e assim a logo seja facilmente identificável.

Qual é a melhor tipografia?

A tipografia tem a função de descrever a marca. Para escolher a tipografia no processo de identidade visual, deve-se considerar alguns fatores. Pensar na harmonização com o desenho e as cores, por exemplo, é importante. Além disso, precisa ser legível, para chegar diretamente para o público sem complicações.

É preciso considerar também que diferentes tipografias trazem emoções distintas à primeira vista, como, por exemplo, as de escrita à mão, que remetem um ar de sofisticação e classe.

Lembrando ainda da simplificação, é interessante não misturar muitos tipos de tipografias, pois ela estará presente em qualquer produção que envolva a comunicação visual da marca.

 

Qual cor escolher para a identidade visual da minha marca?

As cores exercem um papel fundamental no processo de interpretação de sensações no cérebro. Elas despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos. Por conta disso, ao definir a cor para a marca, é essencial usufruir da relação das cores com as percepções humanas e como elas exercem influências sobre as pessoas.

Por exemplo, muitas empresas do setor alimentício utilizam o vermelho. Isto porque essa cor, além de remeter a algo quente como a comida, funciona como um estimulante mental, causando o senso de urgência, como a necessidade de se alimentar.

Emoções relacionadas às cores, segue alguns exemplos:

Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade;

Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade;

Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela;

Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Uma boa paleta de cores é importante no processo de criação. Uma dica importante é manter ela limpa e flexível, possibilitando a criatividade sem sobrecarregar.

Símbolos e ícones

Mais um componente da marca é o símbolo e o que ele representa. Ele é o sinal gráfico que substitui o nome da marca, sendo outra maneira de identificá-la. Embora o uso desse elemento seja comum, nem toda empresa tem seu símbolo.

Já os ícones são necessários para a representação on-line da marca. Reforçando suas cores e estabelecendo a identidade visual da sua marca de roupas, tanto o símbolo como o ícone pode ser reconhecido com facilidade.

O que gera o primeiro impacto no público é a identidade visual. Por meio dela que os clientes entenderão, mesmo que de forma subjetiva, todos os principais valores de uma marca, como a mensagem, a personalidade, o arquétipo e o posicionamento da organização. Por isso que uma identidade bem construída é a força e segurança da marca e a conexão com seu público-alvo.

Separamos alguns exemplos de logotipo de marcas famosas na internet que demonstram as suas personalidades através da sua identidade visual:

 

logotipo exemplo identidade visual

Direitos reservados a Gabriela Beachwear | Biquínis, Maiôs e Moda Praia

 

Logotipo mania pijamas

Direitos reservados a Mania Pijamas e Confecções

 

logotipo exemplo identidade visual

Direitos reservados a Maretoa Biquinis PORTAL MODA PRAIA EIRELI

 

logotipo exemplo identidade visual

Direitos reservados a LUA Brinquedos

 

 

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Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

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