Como criar uma marca de moda praia e montar uma loja de biquínis

O mercado de moda praia possui uma quantidade grande de consumidores engajados e fieis, especialmente em países tropicais, como o Brasil.

Dentro da moda praia, é claro que a roupa que mais faz sucesso é o biquíni e essa opção de duas peças tem a capacidade de fazer com que as mulheres se sintam sexies, fashion, confortáveis, tudo parta curtir um bom dia de calor.

No setor têxtil, não existe dúvida de que uma marca de maiôs e biquínis é uma excelente escolha para quem deseja se aproveitar do amor por vestuário para empreender. Na verdade, uma escolha ainda mais inteligente é a criação de uma marca própria.

É claro que muitos acham mais fácil simplesmente comprar peças de moda praia e fazer a revenda, sendo uma boa opção. Entretanto, o empreendedor não sai perdendo quando encontra alguém que possa desenhar as peças de moda praia ou até ele mesmo pode se desenvolver essa habilidade.

como montar uma marca moda praia de sucesso
Fonte: Canva Pro

O fato é que existem certas etapas de planejamento para que uma marca e uma loja de biquínis saia do papel. Nós separamos algumas dicas, confira:

1 – Pensar em um nome criativo

A criatividade não pode ser esquecida quando se tem de nomear uma marca e o indicado é que o seu nome tenha a ver, é claro, com o tipo de peça que será vendida. Sendo assim, é lógico que a sua marca de moda praia e a sua loja de biquínis precisam ter um nome que remeta ao calor, à piscina, à praia e ao verão.

A realidade é que nem sempre é uma tarefa fácil pensar em um nome para a marca e, nessa hora, é indicado pensar com calma e não se apressar. Por mais que se queira logo poder começar a vender os biquínis e demais peças de moda praia, é essencial pensar com cuidado no nome da sua marca.

Muitas vezes, contar com as sugestões de pessoas próximas ou ficar atento a várias sonoridades pode ajudar a batizar, de fato, a sua marca de moda praia.

2 – Ter certeza de que a marca já não existe

O INPI é um órgão que trabalha registrando marcas de todos os tipos e é necessário que você faça uma pesquisa para saber se qualquer outro empresário já o utiliza, mesmo que seja de outro segmento que não o de moda praia.

Se houver a surpresa desagradável de descobrir que aquele nome criativo no qual você pensou já está registrado por outra empresa, então é o momento de usar de novo a criatividade e fazer alguma adaptação.

Confira nesse link mais detalhes sobre o registro de marcas.


Pacote de Moldes

Moda Praia

+30 MOLDES MODA PRAIA!


3 – Escolher se será uma revenda

A sua marca de moda praia vai fabricar as próprias peças de biquínis? Ela vai precisar de fornecedores?

Para que a sua empresa já comece com grandes chances de ser bem-sucedida, é necessário que você já tenha definido de como será a maneira de obtenção dos seus produtos para venda – fabricação própria o revenda.

Basicamente, quando se decide fabricar as próprias peças, você tem como vantagem uma maior margem de lucro e exclusividade de produtos, porém é mais trabalhoso quando comparado apenas a revenda.

Na revenda o processo é mais fácil, porém você não terá exclusividade de produtos, bem como uma margem de lucro menor quando comparado a fabricação própria.

Tendo em mente que a boa reputação da sua empresa de moda praia estará relacionada, dentre outras coisas, à qualidade dos maiôs e biquínis, não se esqueça de pesquisar se esses fornecedores realmente são bem avaliados.

Nesse artigo nós detalhamos como funciona o processo de produção no caso de fabricação própria. Confira!

como montar uma marca moda praia de sucesso
Fonte: Canva Pro

4 – Loja física ou Loja Online?

Alguns empreendedores não abrem mão de abrir uma loja física porque acham que os clientes precisam ver os biquínis para ter a certeza de que não ficarão na dúvida na hora da compra ou que poderão se arrepender pela mesma.

Ao mesmo tempo, outros empresários acham que apostar na comodidade dos seus clientes é algo que traz melhores resultados e, independentemente de você optar por loja física ou e-commerce, é importante começar os planejamentos para ambos.

Se a sua loja de moda praia vai funcionar presencialmente, garantir o aluguel de algum espaço é algo a se fazer o mais rápido possível.

Nesse artigo nos damos dicas para você que está em dúvida se abre uma loja física ou uma loja online. Confira!

5 – Formalizar-se

É claro que uma porcentagem bem alta dos empreendedores não quer se formalizar por causa da necessidade de pagamento de impostos. Todavia, a sua marca de moda praia e a sua loja de biquínis vão decolar de forma mais rápida se você contar com as vantagens que apenas as pessoas jurídicas têm.

Para você gozar de tudo isso, mas sem recolhimento absurdo de alíquotas, tente fazer a sua formalização como microempreendedor individual por meio do site Portal do Empreendedor, via MEI.

Ao mesmo tempo em que a sua marca e a sua loja terão muito mais assistência, os gastos com impostos serão bem mais baixos.


como criar uma marca de moda praia e biquinis

Pacote de Moldes

Moda Praia

+30 MOLDES MODA PRAIA!


6 – Saiba tudo o que for possível sobre moda praia e biquínis

Um erro colossal que os empreendedores cometem (e não apenas nesse nicho) é abrir uma empresa somente porque acham que aquele produto é lucrativo, mas sem entender absolutamente nada do mercado consumidor.

O resultado disso é a falta de conhecimento sobre o mercado, para fazer direcionar o empreendimento e determinar o mix de produtos e tendências dentro desse mercado.

Para você também não sofrer o mesmo, procure o máximo de conhecimentos sobre o mercado de moda praia, sobre biquínis, sobre quais são os modelos e tendências, quais são adequados a cada corpo, quais os melhores tecidos e principalmente – qual a maior dor e dificuldade do seu público-alvo no quesito moda praia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0