Como criar uma marca própria de camisetas

A camiseta é uma peça de roupa super versátil e que está no guarda-roupa de qualquer pessoa, sem exceção. Nesse artigo, iremos te dar dicas e orientações de como você pode criar uma marca própria de camisetas …

De diversos modelos, as camisetas também podem ser um meio de expressão, de divulgação, de arte, de identidade e personalidade.

Diante de toda essa diversidade, muitos optam por entrar no mercado empreendedor com elas e a criação de uma marca de camisetas própria, tornou-se um negócio conhecido e muito rentável, mas nada simples.

Escolher os fornecedores de produtos, planejar a estrutura da loja online, marketplaces ou loja física, definir os preços e criar planos de divulgação, são passos chaves para ter sucesso e criar um caminho promissor na área.

Mas não se preocupe, reunimos diversas dicas para quem pretende criar a sua própria marca de camisetas e gerar uma boa renda com essa oportunidade.

 

como criar uma marca propria de camisetas

 

Segue alguns passos para você começar:

 

Escolhendo um nome para a sua marca de camisetas

Escolher o nome de marca de camisetas nem sempre é uma tarefa fácil, pois diariamente surgem diversas marcas no mercado. Mas afinal, é o nome que tem a função de chamar a atenção do público e lembrar os consumidores daquela camiseta específica.

Por isso, é importante dar prioridade para um nome que seja original e que não se assemelhe a nenhuma outra marca existente no mercado. É preciso fazer uma pesquisa detalhada, para evitar usar um nome que já existe e conseguir o máximo de diferenciação possível, pois cada marca é única.

Primeiros passos

Considerar alguns fatores antes de realmente começar o negócio é importante para estruturar um caminho sólido e seguro para sua marca de camisetas. Criar um plano de negócios, o mais realista possível, de como administrar sua marca é o melhor começo. É importante lembrar de que, sempre será melhor subestimar os lucros do que superestimar as vendas, dessa forma se evita a decepção e o sufoco no orçamento.

Você pode conferir um artigo em que demos dicas de como você pode planejar a criação da sua marca de roupas:

→ 8 passos importantes para você planejar a construção da sua marca de roupas

Calcular e dar prioridade para as finanças da empresa

O capital de giro inicial é vital para estruturar a vida útil da sua marca de camisetas. Quais serão os custos operacionais e estratégicos que serão necessários para manter o negócio por um ano? Essa é a pergunta que deve ser respondida de antemão.

Considerar os gastos com materiais, tecidos e aviamentos para produção, investimento em equipamentos, os suprimentos, a publicidade, o marketing e as despesas gerais, por exemplo.

A melhor coisa a se fazer nesse momento é registrar esses gastos em uma planilha e fazer uma projeção de vendas necessárias para cobrir os gastos mensais, sejam eles fixos e variáveis – e encontrar o ponto de equilíbrio, o famoso break even.

Começo difícil e muito trabalhoso

Como todo empreendedorismo, para uma marca de roupas começar a gerar lucro, demora um certo tempo. Por conta disso, calcular quanto tempo poderá ser dedicado para manter o negócio pessoal sem um salário, é primordial.  Poderá trabalhar em tempo integral? Isso com certeza alavanca as vendas, mas a questão é se sustentar sem um salário. É provável que em um primeiro momento os gastos sejam mais altos que os lucros.

Determinado esses quesitos, já se pode pensar na estrutura da venda de sua marca, pensando em alguns quesitos essenciais para criar um caminho firme no empreendedorismo.

Para quem eu posso vender minhas camisetas?

Um dos primeiros passos ao começar a pensar na sua própria marca de camisetas, é para quem ela será vendida. O público-alvo precisa ser definido por meio de uma pesquisa de público-alvo e de coletas de dados e tendências, além do uso de ferramentas online para coletar informações que ajudem a conhecer os potenciais consumidores, tais como Pinterest, redes sociais, entre outros.

Para a pesquisa de público, é necessário elaborar perguntas estratégicas vão fornecer um bom entendimento do perfil dos consumidores – como:
Sexo; idade; renda; cidade; bairro; motivações para compra; hobbys; são informações importantes que ajudam a direcionar a marca para o indivíduo que se identificará com ela. As famosas enquetes do Instagram, podem te ajudar com isso!

Qual será o meu tipo de empresa para venda de camisetas?

Além do público-alvo, é preciso definir qual tipo será a empresa para lançar a marca. De acordo com o próprio perfil de empreendedor e tipo de negócio, algumas modalidades podem ser escolhidas:  MEI, Simples Nacional, Eireli, Ltda e outras. Todas as opções possuem vantagens e desvantagens.
Cabe ao empreendedor pesquisar, para pôr na balança os benefícios e requisitos fiscais de cada um e encontrar o melhor caminho para o seu negócio. No site da Receita Federal é possível obter todas essas informações.

Mas já antecipo de antemão – se você está começando agora, o melhor caminho a seguir é abrir uma MEI, através do Portal do Empreendedor.

 

Onde vender minhas camisetas – Loja física ou online?

Para a criação da marca essa é uma escolha muito importante, faz parte da estrutura do negócio. É necessário deixar bem claro qual linha o negócio irá seguir. Mas nada impede, dependendo do desenvolvimento futuro do negócio, que ele amplie para mais de um formato e canal de vendas.
Para tomar essa decisão, o ponto chave é o orçamento e a atividade que mais lhe agrada.

Considerar o capital de giro inicial e considerar o quanto cada tipo de loja gasta. A loja online, por exemplo, é um negócio mais barato, com baixa barreira de entrada e então, iniciar desta maneira é uma grande oportunidade de começar a gerar lucros e, ao se estruturar, poder expandir para uma loja física.

Iniciar as vendas em marketplaces como Mercado Livre, Elo7, Americanas – também pode ser avaliado, mas lembre-se de pesquisar se o seu público-alvo realiza compras desse tipo de produto nesses canais.

Com o passar do tempo, após alguns meses de loja virtual funcionando e com a regularização da sua empresa, você também poderá avaliar a presença da sua marca no marketplace da Dafiti – um dos maiores e-commerces de moda do Brasil.

Como produzir as camisetas da minha marca?

Planejar como será a fabricação e os fornecedores da sua marca de camisetas, é o combustível do novo negócio. Definir se irá fabricar por conta própria ou terceirizar, comprar camisetas de atacado e se dedicar somente às estampas são escolhas necessárias.
É importante fazer contatos com os fornecedores, buscar opções de maquinários para as estampas ou funcionários para contratar para a produção.

Dar prioridade para a qualidade das peças e na garantia do cumprimento dos pedidos sempre será um diferencial.

Aqui no nosso blog já demos dicas de como fabricar as roupas da sua marca, dá uma conferida no artigo abaixo:

→ Como fabricar as roupas da minha marca? Private Label ou produção própria?

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Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

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