Como estabelecer metas financeiras para a minha marca de roupas

Apesar do interesse em fazer acontecer e de colocar a sua marca de roupas no mercado, o que realmente sustenta uma empresa é o lucro gerado pelo negócio.

E para que o empreendedor possa fazer uma projeção de vendas confiável, bem como visar o lucro que pretende ter com o negócio, é preciso estabelecer metas financeiras para a sua marca de roupas, para assim poder traçar o planejamento e toda rota que a sua marca precisa percorrer para alcançar os seus objetivos.

 

Como estabelecer metas financeiras para o meu negócio

 

Isso é natural e não tem nada de errado com isso: criar uma empresa demanda investimento e é fundamental que as pessoas vejam retorno para o tanto que investiram no negócio. Além disso, os empreendedores também têm gastos pessoais, com a sua família, com a sua formação, entre outros.

Por isso, um negócio apenas pode ser chamado de sucesso quando ele não apenas gera realização para o empreendedor, mas também lucro.

No entanto, não é fácil fazer com que um negócio seja considerado lucrativo: é preciso ter um controle de gastos adequado, bem como uma planejamento bem detalhado. Caso contrário, tudo o que a empresa gerar em renda, será “jogado para fora” novamente devido ao pagamento de contas e desperdício de tempo.

Compreender o que são as metas financeiras e saber como estabelece-las é um passo fundamental para que qualquer tipo de negócio traga retorno e isso tudo será explicado agora.

 

Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice:

Se você não sabe para onde irqualquer caminho serve“.

 

O que é uma meta financeira?

A meta financeira é o resultado esperado que a empresa alcance em um determinado período de tempo. Normalmente, ela pode ser estabelecida com relação a diferentes prazos, como:

 

  • Para o próximo mês
  • Para a próxima campanha de lançamento
  • Para o próximo semestre
  • Para a próxima coleção
  • Para o próximo ano

 

Um exemplo para ajudar a ilustrar o que é uma meta financeira é quando uma pessoa física determina que precisa juntar determinada quantia nos próximos seis meses para fazer um intercâmbio.

Dessa maneira, ela ajusta as suas atitudes e os seus gastos para que, em seis meses, tenha sobrado a quantia de que ela precisa para o intercâmbio em questão.

A mesma coisa acontece com as empresas. Porém, a principal razão para que elas sejam estabelecidas é gerar receita e acumular lucro.

É fundamental que o dinheiro que a empresa receber seja o bastante para que todos os gastos sejam cobertos, seja feito investimento em ampliação e, claro, os seus responsáveis ainda tenham o seu lucro. Essa é a receita de sucesso de uma empresa.

 

 

Como a meta financeira é estabelecida

A forma de cada meta ser estabelecida depende da forma como a empresa funciona, do seu porte, de quanto dinheiro ela lucra, etc.

Entretanto, existem algumas formas globais de se fazer com que uma meta financeira seja alcançada, sendo elas:

 

  • Agindo com realismo

Um dos maiores problemas de uma meta financeira é quando as chances atuais de alcança-la são muito baixas. Quando isso acontece, as pessoas envolvidas se decepcionam, e existe um gasto de energia que seria mais útil em outro projeto.

Desse modo, é importante saber o quanto a empresa pode arrecadar e agir de maneira realista.

Caso se trate de uma microempresa, por exemplo, é inviável estipular como meta financeira que ela tenha um lucro de R$300.000 mensais. Isso é impossível.

 

  • Entendendo onde estão os maiores gastos

Muitas vezes, as metas financeiras só podem ser determinadas uma vez que se descobre os gastos da empresa.

Quando se sabe quais são as fontes de gastos e o que pode ser eliminado sem prejuízo à qualidade e sem prejudicar os funcionários, fica mais fácil estabelecer uma meta viável.

Por exemplo: se um empreendedor sabe que existem 10 gastos diferentes em sua empresa mensalmente e que 4 deles podem ser eliminados ou reduzidos, fica mais fácil de estipular quanto a sua empresa pode alcançar em termos financeiros.

 

  • Compreender o mercado

Antes de estipular uma meta financeira para negócio, é fundamental saber se ele tem condições de alcança-la e isso inclui avaliar o mercado atual.

Se uma loja de móveis está tentando alcançar uma meta financeira para o próximo semestre, ela precisa saber quais são os móveis que estão em alta e quais são aqueles que as pessoas têm adquirido menos.

Dessa forma, o foco será colocado obre o primeiro grupo e o retorno financeiro tende a acompanhar esse ajuste.

Para saber como o mercado consumidor está, é fundamental fazer pesquisas com os clientes sobre o que esses preferem, quais são os seus pontos de insatisfação, etc.

Além disso, é importante acompanhar os registros relacionados à contratação de serviços da empresa ou de vendas.

Ainda falando do mercado consumidor, a empresa que quer estabelecer metas financeiras reais precisa conhecer o máximo dos seus concorrentes e, se possível, a média de seu lucro e quais são as suas principais ações para tanto.

 

  • Procurar ajuda especializada

São comuns os casos de empresas que não querem ajuda especializada, seja financeira ou em qualquer outro departamento, porque acham que essa é uma forma de desperdício.

Entretanto, os cases de sucesso mostram que o que acontece é o contrário: uma ajuda especializada terá condições de ajudar na avaliação e entendimento da própria empresa e do mercado.

Além disso, a ajuda especializada, como as assessorias financeiras, consegue ajudar a empresa a criar metas possíveis e, mais do que isso, dão valiosas instruções a respeito do que precisa ser feito para que essas metas sejam de fato alcançadas.

 

Conheça também:

8 passos importantes para você planejar a construção da sua marca de roupas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0