Como organizar guarda-roupa de forma prática

Você está pensando em organizar o seu guarda-roupa, mas não sabe como? De fato, não há nada pior do que abrir ele e não encontrar o que queremos. Então a pergunta que fica é, como organizar guarda-roupa de forma prática?

Para ajudar você a entender mais sobre como organizar guarda-roupa, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Como organizar guarda-roupa de forma prática

Como organizar guarda-roupa de forma prática.
Fonte: Canva Pro

Tire todas as roupas do seu guarda-roupa

Sim, pode parecer radical, mas primeiramente tire todas as roupas do guarda-roupa, incluindo meias e peças íntimas, sem falar nos sapatos e acessórios: bolsas, lenços, cintos, chapéus…

Costumamos colecionar pares de meias idênticas, calcinhas gastas ou lenços com estampas bizarras que não usamos há anos sem perceber que tudo isso ocupa muito espaço.

Ao esvaziar completamente o seu guarda-roupa e contemplar a pilha de roupa que terá à sua frente, vai perceber que no final tem muito mais roupa do que pensava (além disso isso lhe permite encontrar coisas que pensava ter perdido).

Com esse método, você evitará comprar mais um lote de meias pretas sabendo que já tem muitas no guarda-roupa.

 

Como organizar guarda-roupa de forma prática

1. Faça um inventário de suas roupas

Em primeiro lugar, antes mesmo de considerar a quantidade de espaço que você tem, você deve classificar. Tire todas as roupas do seu guarda-roupa, depois classifique-as em duas pilhas: as roupas para guardar e as roupas para doação.

Em seguida, armazene os itens que estão fora de temporada em caixas de plástico ou, se houver espaço mais limitado, em sacos a vácuo. Estes ocupam muito menos espaço do que as caixas e podem ser facilmente guardados num armário ou debaixo da cama.

Dica: para identificar as roupas a serem doadas, gire os cabides quando se recusar a usar tais peças ao longo do ano. No final do ano, cabides não virados são itens que você não terá usado e que poderia doar.

 

2. Planeje de forma inteligente

Uma vez feito o inventário, é hora de avaliar o espaço que você tem. Aqui estão algumas dicas para planejar seus espaços:

  • Use as suas gavetas para guardar todas as suas roupas dobradas.
  • Use as suas prateleiras para as encher com caixas de armazenamento.
  • Divida o seu guarda-roupa usando uma prateleira para criar mais espaço.
  • Lembre-se de ter 2 cabides de roupas, afixados um abaixo do outro, para dobrar o número de roupas curtas que podem ser penduradas.
  • Adicione prateleiras altas para armazenar itens volumosos, como edredons e travesseiros, ou roupas fora de temporada.
  • Divida o seu guarda-roupa com uma coluna de gavetas, muito útil para guardar quaisquer pequenos artigos como lingerie, gravatas, cintos e acessórios.
  • Coloque ganchos nas paredes não utilizadas para pendurar os seus lenços e colares.

O objetivo é encontrar maneiras inteligentes de maximizar seu espaço dividindo as seções de seu guarda-roupa. De fato, certifique-se de que utiliza bem cada centímetro disponível.

 

 

3. Agrupe as suas roupas por categoria

Quando você avaliar o espaço disponível em seu guarda-roupa, é hora de compartimentar. Para começar, agrupe suas calças, saias, vestidos, camisas com mangas compridas, camisolas de manga curta, etc. Esta classificação irá ajudá-la a poupar tempo em manhãs de pressa.

Considere também organizar as suas roupas de acordo com as cores ou o uso, para colocar ainda mais ordem no seu guarda-roupa.

Pode dar um pouco de trabalho, mas você irá nos agradecer mais tarde.

 

4. Organize as suas roupas no guarda-roupa

Então é hora de colocar suas roupas em seu guarda-roupa. Coloque a sua roupa em ordem de comprimento e certifique-se de que cada peça de roupa tem espaço suficiente para ser pendurada livremente.

Por fim, dobre o resto de suas roupas de forma eficaz, para que elas encontrem facilmente seu lugar em suas gavetas e prateleiras.

Como organizar guarda-roupa de forma prática

Como organizar guarda-roupa de forma prática.
Fonte: Canva Pro

 

5. Organize seus outros itens com o espaço restante

Depois de guardar suas roupas, é hora de colocar o resto de seus itens. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

  • Bolsas: Uma ideia engenhosa para guardar as suas bolsas é inseri-las em caixas retangulares.
  • Sapatos: Se tiver espaço suficiente, pode facilmente colocar os seus sapatos numa seção equipada com prateleiras de sapatos. Se, no entanto, estiver em falta de espaço, pode colocar alguns dos seus sapatos em caixas e simplesmente empilhá-las numa seção do guarda-roupa ou em outro espaço de armazenamento.
  • Acessórios: Seu guarda-roupa também pode ser usado para guardar seus acessórios e joias. Para joias, use uma gaveta que você pode dividir usando compartimentos de armazenamento. Para o seus acessórios, as prateleiras baixas são um excelente local de armazenamento de fácil acesso.

 

 

6. Planeje um espaço para um espelho

Um guarda-roupa não está completo sem um belo espelho ajustado. Para guarda-roupas clássicos, opte por um espelho integrado no comprimento do guarda-roupa.

Se o seu espaço permitir, você também pode optar por pendurar seu espelho em uma parede ao lado.

 

7. Mantenha a ordem

Organizar seu guarda-roupa é apenas parte do trabalho, também é importante manter a ordem ao longo do ano! Para conseguir isso, aqui estão algumas dicas:

  • Respeite ao máximo o local que você atribuiu a cada uma de suas roupas.
  • Guarde-as sempre no mesmo local onde as colocou.
  • Assim que uma nova peça de roupa entrar no guarda-roupa, outra da mesma categoria deve sair.
  • Repita todas essas etapas pelo menos duas vezes por ano, no inverno e no verão.

 

VEJA TAMBÉM:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0