Como tirar fotos de roupas para vender na internet

Aprender como tirar fotos de roupas para vender na internet é uma habilidade que todo o lojista precisa adquirir.

Isso porque as redes sociais se tornaram, em pouco tempo, grandes aliadas de quem tem um e-commerce ou mesmo um comércio tradicional, principalmente após a pandemia. É comum, aliás, lojas dos mais diferentes segmentos alimentarem perfis em redes sociais e conseguirem boas vendas através desses canais.

Por isso nós separamos dicas e sugestões para você aprender a tirar boas fotos dos seus produtos para vender na internet.

como tirar boas fotos dos meus produtos para vender na internet

 

Como sabemos, uma imagem vale mais do que mil palavras, e para quem usa a internet para vender essa frase tem uma importância maior ainda. Quer um exemplo?

Quantas vezes você desistiu de comprar um produto em uma rede social ou um e-commerce por que não tinha a imagem desse produto ou porque a foto não era nítida o suficiente? Algumas certo? Isso é mais comum do que possa parecer, porque as fotos são como uma vitrine do seu negócio.

Diversas pessoas desistem de fazer uma compra em um determinado site, ou porque o produto não tem foto, ou a foto é tão ruim que esse potencial cliente não consegue avaliar aquele item, e acaba comprando com a concorrência.

Por isso, é muito importante aprender como tirar fotos de roupas para vender na internet, para sempre manter ativa a vitrine da sua loja online ou das suas redes sociais.

E, ao contrário do que possa parecer, isso não é tão difícil. Com habilidades simples você consegue ótimas imagens. Veja só!

 

Cuidado com a resolução da imagem

Com a popularização dos celulares, não nos preocupamos muito com a resolução das fotos que tiramos. Para nós, qualquer imagem está boa. Mas, quando pensamos nas fotos profissionais dos nossos produtos, esse cuidado precisa ser levado em conta.

Isso porque, para o cliente, é necessário que a foto de seu produto seja tão nítida que a pessoa pode ver os detalhes e cores daquilo que você está vendendo, para que possa fazer uma boa análise.

Então, um caminho é pensar em fazer imagens com uma boa quantidade de pixels já que estes, quando estão em maior quantidade, melhoram a resolução da imagem.

Você também deve ficar atento no tamanho das fotos, porque imagens muito pesadas demoram a carregar e podem atrapalhar a experiência do seu cliente.

Para evitar dores de cabeça, o ideal é trabalhar com fotos quadradas, entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo). Assim o cliente conseguirá avaliar seu produto com clareza.

 

Nada de informações nas fotos

Não seja aquela pessoa que adiciona marca d’água em suas fotos ou mesmo preços e nomes dos produtos nas imagens que sobe em sua loja online ou redes sociais.

Ao contrário do esperado, fazer isso estraga a foto, atrapalha a experiência do usuário e inviabiliza seu uso em outros locais além do site, fazendo com que você perca tempo tendo de produzir novas imagens para um produto do qual já tinha ótimas opções.

Além disso, essa prática não é recomendada porque você pode atualizar o logo de sua marca ou mesmo o nome dela, e isso deixaria as fotos desatualizadas.

 

Poste muitas fotos em suas redes sociais

Comprar pela internet é algo que demanda confiança. Como o cliente não está fisicamente vendo a mercadoria ou falando com o vendedor, ele precisa ter a certeza de que está levando realmente aquilo que está vendo na tela do computador ou do celular.

Então, para criar essa relação, não economize nas fotos que vai postar em sua loja online ou rede social. Coloque várias opções, permitindo que o cliente veja o máximo possível dos detalhes do seu produto.

Procure, também, fazer fotos dos produtos em diversos ângulos, assim o cliente poderá ter uma ideia mais assertiva de como a mercadoria é antes mesmo de tê-la em suas mãos.

 

Prefira o fundo branco na hora da foto

Se você não pretende fotografar um ambiente, uma paisagem ou um cenário específico, escolha sempre o fundo branco para captar as imagens dos produtos que está vendendo.

Essa é a melhor opção não por um capricho, mas sim porque o branco destaca o produto, além de ajudar na hora da edição da imagem, permitindo que você capte algum detalhe que quer realçar ou que precisa corrigir para que a foto fique perfeita.

 

Capriche no enquadramento

O enquadramento da foto é outro detalhe muito importante quando se vai fazer imagens de um produto e que será postada em sua loja online. Aqui, é fundamental ver se esse enquadramento está proporcional ou se a ideia é destacar o produto na foto.

Esse cuidado é importante porque quando você posta algo em redes sociais, por exemplo, pode perder a atenção do cliente caso a foto não esteja bem produzida. A pessoa simplesmente dispersa vendo sua foto.

Então, um caminho é deixar o produto sempre em uma posição de destaque em suas fotos. Assim ele irá se sobressair a praticamente tudo, conquistando a atenção do cliente.

 

Cuidado com a iluminação

Na hora da foto, fique atento à iluminação. A luz natural, aliás, é a melhor para fotografar. Por isso, capte as imagens sempre no início da tarde, para que possa aproveitar bem o período de maior luminosidade.

Agora, se precisar fazer fotos em períodos em que não há tanta luz natural ou em estúdio, use um equipamento para ajudar a equilibrar essa luz, sem deixar a foto escura.

 

Cuidado com a estabilidade

Fotos tremidas para um anúncio de venda de um produto é praticamente um crime. Algo que jamais deve ser feito. Por isso, ao fotografar seus produtos, mantenha a câmera ou o celular o mais firmes possível, para que a estabilidade da imagem não seja comprometida.

Uma boa dica para isso é utilizar um tripé. O equipamento mantém a câmera ou o celular fixos para a captação da imagem.

A maioria dos smartphones também possui um recurso de nitidez, onde você simplesmente toca na tela ajustando para o detalhe do produto e o próprio smartphone se encarrega de a nitidez e foco necessários para uma boa foto. Não deixe de usar essa função.

No mais, indicamos que você explore ao máximo os recursos disponíveis e evite a utilização de filtros exagerados, para não deixar a foto tão superficial.

Você também pode utilizar de aplicativos que ajudam a dar mais nitidez, cores e remover o fundo da foto, deixando-o branco quando necessário.

 

Dicas adicionais:

Utilize variações no cenário sempre que possível, utilizando recursos com modelos reais, fotos em cabides, foto em superfície, manequins, entre outros.

Após utilizar essas dicas de como tirar fotos de roupas para vender na internet, esperamos que você coloque em prática e tenha sucesso com as suas vendas.

 

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Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

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