Como tirar mofo de roupa? Confira dicas infalíveis

O mofo é um grande incômodo: tem mau cheiro e é, além disso, um grande perigo para a saúde. Então, a pergunta que fica é como tirar mofo de roupa?

O que produz o mofo são fungos que crescem em locais úmidos, como as gavetas das cômodas ou os cantos mais profundos dos armários.

E, a menos que você faça um esforço consciente para remover este convidado indesejável, o mofo ficará em sua casa o máximo de tempo que puder.

Embora possa parecer uma tarefa complicada, este fungo e o seu cheiro persistente podem ser derrotados.

É por isso que é muito importante que você aprenda a como tirar mofo de roupa. Então, continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Como tirar mofo de roupa? Confira dicas infalíveis

Como tirar mofo de roupa? Confira dicas infalíveis
Fonte: Canva Pro

 

Por que o mofo fica na roupa?

Nos espaços herméticos e sem ventilação, que costumam estar sempre fechados e com bastante calor dentro, é muito fácil que a umidade apareça e os fungos de mofo se proliferem até criar uma colônia.

Sua presença é notória devido à sua cor e ao cheiro que exala. Além disso, é culpado de causar problemas respiratórios como asma e algumas alergias cutâneas.

É por isso que é frequente, encontrar manchas de mofo em nossas roupas, especialmente a que guardamos em armários embutidos que estão em paredes que dão para áreas externas onde há maior contato com a umidade.

Também pode aparecer quando a roupa é guardada sem que esteja totalmente seca, causando manchas de umidade muito difíceis de remover.

Mas como podemos identificar se a mancha na roupa é por causa do mofo ou por outra coisa? Continue lendo e não se esqueça de ventilar os armários de vez em quando!

 

Como saber se a roupa tem mofo?

Quando a roupa tem mofo, encontraremos manchas escuras muito características, assim como as que podem sair em áreas úmidas como as paredes do banheiro.

No entanto, a maneira mais simples de reconhecê-las é através do seu mau cheiro, muito desagradável e às vezes quase insuportável.

Mas nem sempre aparecem as manchas ao mesmo tempo que o cheiro: normalmente poderemos identificar que nossas roupas têm umidade apenas cheirando-as, muito antes de ver manchas nela.

 

VEJA TAMBÉM: Como organizar guarda-roupa de forma prática

 

Mas então, como tirar mofo de roupa?

Não se preocupe: existem várias soluções muito simples para que o mofo não alcance as roupas que você guarda no armário. Como ninguém quer usar roupas infectadas desses fungos perigosos, leia abaixo vários truques para se livrar deles!

 

Lixívia

Um método muito simples para remover manchas de mofo da roupa branca é com lixívia. Pegue as roupas afetadas e mergulhe-as em um recipiente com água e lixívia. Da mesma forma, adicione meia xícara de lixívia por cada litro de água e mexa.

Deixe a peça de roupa de molho por algumas horas e depois lave-a na máquina de lavar como faria normalmente. Certifique-se de sempre usar equipamento de proteção, como máscaras e luvas, ao manusear estas roupas.

 

Vinagre branco

O vinagre branco é um poderoso desinfetante, e ajuda a eliminar bactérias, fungos e todos os tipos de organismos que se acumulam. Da mesma forma, é muito eficaz para remover manchas de mofo da roupa, mas cuidado: não vai bem com a roupa branca!

Para começar, pegue um recipiente ou qualquer outro recipiente e adicione uma xícara de vinagre branco para cada litro de água. Coloque as roupas e mexa bem. Em seguida, deixe as roupas de molho por algumas horas.

Uma vez passado este tempo, lave a roupa como costuma fazer. E pronto! Se você vir que a mancha resiste, repita o processo novamente.

 

Vinagre e bicarbonato

Nas roupas mais delicadas, você pode usar uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, nossos maiores aliados de limpeza. Esta mistura pode dar muito bons resultados como removedor de manchas e quando se trata de remover o cheiro de mofo da roupa.

Misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de vinagre branco. Você pode adicioná-la a um balde de água quente e mergulhar a roupa nele antes de lavá-la. Deixe-a agir durante cerca de dez minutos. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar roupa como normalmente faz.

 

Limão e sal

Talvez a maneira mais simples de remover manchas de mofo seja usando o básico de uma cozinha: sal e suco de limão!

Combine ambos os ingredientes até formar uma pasta espessa e esfregue-a nas áreas de roupas infestadas de mofo.

Depois, seque rapidamente as roupas afetadas pendurando-as ao sol e, se a mancha ainda estiver lá, volte a fazer o processo. Repita o processo até que o mofo tenha desaparecido completamente!

Assim você pode remover o mofo da máquina de lavar

As máquinas de lavar podem ser o terreno perfeito para o mofo. Com o passar do tempo, é muito provável que o mofo acabe se acumulando na junta da borracha.

Mas não se preocupe: a lixívia pode ser um grande aliado contra esta situação! Você vai precisar de luvas, um pano, vinagre de limpeza, lixívia e uma garrafa de pulverizador.

Comece com um ciclo de lavagem de lixívia com água quente. Se você não puder usar lixívia (porque nas instruções da máquina de lavar roupa eles te proíbem) use o vinagre.

Em seguida, coloque uma parte de lixívia com quatro partes de água no pulverizador, e use-a para pulverizar todas as áreas da junta da borracha e ranhuras da máquina onde a umidade poderia ser acumulada.

Quando terminar, enxágue com água limpa e, finalmente, passe o pano limpo por toda a superfície. Repita uma vez por mês!

 

VEJA TAMBÉM:Conheça 9 lojas de roupas parecidas com a Shein

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0