O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar o meu negócio?

O controle financeiro é uma área primordial para qualquer negócio e, para que o empreendedor não tenha nenhuma surpresa com os gastos da empresa, é necessário que ele tenha consciência da quantidade de dinheiro que passa pelas suas contas e para isso, separamos um artigo para descrever o que é fluxo de caixa e como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa, confira!

o que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta fundamental para a gestão da sua empresa, ou seja, é a ação de registrar e analisar de maneira rigorosa todas as transações financeiras e entender a forma que a empresa gera dinheiro e a forma com que ela paga com as suas obrigações, que dá clareza ao empreendedor para saber quais caminhos a empresa deve tomar.

Sendo assim, o fluxo de caixa de um negócio é como se fosse um mapa que mostra ao empreendedor o melhor caminho e a melhor tomada de decisão que ele precisa tomar para determinado momento da empresa. Esse mapa também mostra até onde ele pode chegar com os recursos financeiros que ele possui e que a empresa gera.

A ferramenta de fluxo de caixa de uma empresa é na prática, feita através de planilhas bem elaboradas ou softwares de gestão.

Tudo isso faz parte do fluxo de caixa e, agora, será discutida a razão pela qual ele é tão indispensável para a saúde financeira de qualquer empresa. Uma empresa que não preza pela análise do seu fluxo de caixa corretamente, está fadada ao fracasso.

 

Compreendendo o que é fluxo de caixa

Primeiramente, o termo “caixa” não quer dizeres especificamente uma caixa registradora, mas sim as contas bancárias da empresa.

Sendo assim, vamos pensar em todas as coisas que podem trazer dinheiro às contas bancárias da empresa; no geral, são pagamentos por causa de serviços prestados ou de produtos vendidos, mas também pode ser uma linha de crédito, um investimento recebido, um estorno de imposto, entre outros.

Por outro lado, quais são todas as coisas que podem fazer com que o dinheiro saia da conta bancária da empresa? Pode se tratar de investimentos em material e equipamentos, pagamento de funcionários, fornecedores, reparos diversos, custo com marketing e muito mais.

O registro de quanto de dinheiro entra na conta e do quanto sai, e quando isso vai acontecer, é o chamado de fluxo de caixa. E é muito importante para a saúde da empresa, pois essa ferramenta mostra a realidade da empresa e com mais clareza, fica mais fácil do empreendedor tomar uma decisão necessária para o rumo da empresa.

 

 Em que o fluxo de caixa ajudar o seu negócio?

O maior motivo para que se faça o acompanhamento do fluxo de caixa é a possibilidade de confirmar se a empresa está tendo lucro ou não.

Afinal, se a diferença explicada acima for negativa, significa que está havendo mais despesas do que ganhos. Se isso continuar de maneira regular, é porque o negócio não está gerando retorno suficiente e, por isso, torna-se preciso repensá-lo ou reestruturá-lo.

No entanto, se a diferença mencionada aparecer apenas em alguns períodos, a possibilidade mais plausível é a de que exista alguma coisa temporária que fez com que o consumo fosse reduzido, como as férias por exemplo.

 

A seguir, algumas vantagens de se fazer o controle de fluxo de caixa:

  • Informações precisas sobre os ganhos e despesas da empresa
  • Facilita tomada de decisões
  • Realocação de capital conforme os custos ou necessidade de recursos para capital de giro
  • Previsibilidade de receitas

 

Nem todo fluxo de caixa serve como informativo

Pode parecer incoerente dizer isso, mas existem fluxos de caixa que não servem para instruir as empresas a respeito das suas atividades.

Para que isso seja possível, é fundamental que todos os registros sejam rigorosamente feitos e que não haja qualquer tipo de camuflagem nas contas do negócio. Caso contrário, o fluxo de caixa não será confiável e a tomada de decisão pode ser precipitada, gerando ainda mais problemas para a empresa.

A seguir, algumas dicas importantes para que se possa usar o fluxo de caixa na determinação de novas estratégias:

 

  • Separar transações financeiras da empresa das transações pessoais

Quando se trata de empresas maiores, é menos comum que as contas dos empreendedores e do negócio acabem se tornando uma coisa só. Porém, é muito mais fácil acontecer isso em empresas menores e isso prejudica as informações do fluxo de caixa.

Dessa maneira, a conta destinada às movimentações financeiras do negócio precisa ser diferente da conta pessoal do indivíduo.

Para isso, o empreendedor deve promover o pagamento de salário para ele mesmo, como uma despesa fixa mensal, o chamado pró-labore.

 

  • Realizar todos os registros

Quanto maior é a empresa, mais automatizado fica tudo e passa a ser mais difícil que informações financeiras sejam perdidas.

Todavia, não faltam empresas pequenas que anotam manualmente as suas entradas na conta e as despesas e é muito importante que todos os registros sejam fiéis à realidade.

Afinal, se não for assim, acompanhar o fluxo de caixa se tornará uma coisa totalmente sem benefícios.

 

Que tipo de caminhos o fluxo de caixa pode mostrar?

O fluxo de caixa é capaz de mostrar com é a realidade atual dos centros de custos da empresa, como despesas fixas, funcionários, tecnologia. Sendo assim, fica mais fácil visualizar qual o percentual destinado para cada centro de custos e com isso você consegue entender se a distribuição dos seus custos está adequada e onde está concentrado os seus maiores gastos mensais.

Sendo assim, uma das funções primordiais do fluxo de caixa é a ajuda na tomada de decisões, especialmente nos seguintes casos:

 

  • Previsibilidade

Sabendo a proporção histórica de gastos, o empreendedor consegue montar uma previsão de orçamento futuro e com isso será possível comparar a receita orçada com a realizada. E de forma antecipada, será possível saber quando irá sobrar ou faltar dinheiro em caixa.

De posse dessas informações antecipadas, o empreendedor ganha tempo para decidir quais ações ele deve tomar, como realocar recursos, levantar capital de giro, ou investir os lucros gerados.

 

  • Avaliar o quadro de funcionários atual

Se os resultados do fluxo de caixa mostrar que existe pouco lucro e muito gasto com a folha de pagamento, uma das possíveis soluções é a diminuição do quadro de pessoal.

 

  • Avaliar alternativas de recursos

Investimentos em tecnologias pode ser uma despesa onerosa para a empresa se não for avaliada corretamente. Com as informações do fluxo de caixa, a tomada de decisão com a necessidade de avaliar alternativas, será mais facilmente identificada.

 

  • Adiamento de projetos

Uma empresa que está planejando reforma ou uma expansão e, por meio do fluxo de caixa, percebe que os ganhos estão abaixo do esperado, será necessário repensar sobre as suas atitudes imediatas.

 

  • Retirada de algum produto

Uma indústria, por exemplo, que percebe que seu fluxo de caixa está caindo depois da mudança de alguns produtos, por exemplo, tem a confirmação de que eles não estão sendo bem-aceitos pelos clientes, sendo importante rever a sua fabricação, importação e comercialização.

 

Por tudo isso, não deixe de manter registradas as movimentações financeiras do seu negócio e de analisá-las frequentemente para entender como estão os gastos, os ganhos e quais são as melhores decisões futuras.

 

Outra ferramenta importante para quem planeja abrir uma marca de roupas, é a elaboração de um bom plano de negócios. Não deixe de conferir esse artigo:

→ Como criar um plano de negócios para a minha marca de roupas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0