Paleta de cores: veja como descobrir a sua sozinha

Uma paleta de cores é uma gama de cores utilizada em um design/look. As paletas podem ser criadas de várias maneiras, como combinando cores ou usando uma roda de cores.

As paletas são importantes porque ajudam a criar coesão e equilíbrio em um design/look.

Há algumas coisas a ter em mente ao criar uma paleta.

Em primeiro lugar, é importante ter em conta o objetivo do design. Que mensagem você quer comunicar? As cores que você escolher devem apoiar essa mensagem.

Em segundo lugar, é preciso pensar no público a que o design/look é dirigido. Que cores ele vai gostar?

Finalmente, você tem que criar uma paleta que seja visualmente atraente e agradável aos olhos.

Para ajudar você a entender mais sobre como descobrir sua paleta de cores, criamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Aplicativos para conhecer a paleta de cores

Color Picker: paleta de cores

É uma ferramenta fácil de usar. O que tem de particular é que você pode carregar uma imagem e o sistema gerará automaticamente uma paleta de cores para você, a partir das cores mais importantes que aparecem na foto.

Selecionando cada uma das cores mostra-nos o seu código para o guardar e depois usá-lo na nossa marca, tipografia, blog ou websites, cores de fundo…

Color Palette – Extract/Create

É uma fonte inesgotável de inspiração, é o Pinterest das paletas de cores. Com esta ferramenta você pode criar suas próprias paletas e ver as criações que os usuários compartilham.

Você pode pesquisar sob diferentes critérios: cores individuais, paletas de cores, gradientes, texturas. Não gera combinações, mas serve para descobrir ideias para ter de referência para a sua imagem de marca.

Cada uma das inspirações pode ser vista com os códigos. E em algumas inspirações permite que você baixe em diferentes formatos para editá-los em Ilustrator, Photoshop ou outros programas de design.

Show My Colors: Color Palettes

É uma ferramenta que lhe permite criar e testar combinações de cores de forma simples.

Com esta aplicação é muito fácil encontrar cores análogas, complementares ou terciárias.

Usando a roda de cores você pode criar a combinação perfeita de esquemas de cores harmoniosos e equilibrados.

Você pode visualizar as combinações em tempo real, procurando a combinação que melhor se adapte ao teu estilo. E o melhor de tudo é que você não precisa se registrar para usar o aplicativo.

Tipos de paletas de cores

Existem vários tipos que você pode usar:

Monocromática

Uma combinação de cores monocromáticas é composta por todos os tons da mesma família. Por exemplo, você pode escolher uma paleta de azuis, verdes ou roxos. Este tipo de paleta é simples e pode ser muito elegante.

Análogos

Uma combinação de cores análoga é formada por tons que estão próximos uns dos outros na roda de cores. Por exemplo, você pode escolher uma paleta de vermelho, laranja e amarelo. Este tipo de paleta é harmoniosa e pode ser muito alegre.

Complementares

As combinações de cores complementares compõem tons opostos na roda de cores. Por exemplo, você pode escolher uma paleta de azul e laranja ou preto e branco.

Este tipo de paleta pode ser muito marcante e geralmente usado para designs de grande impacto.

Triádica

Uma combinação de cores triádica é composta por três tons que estão uniformemente espaçados entre si na roda de cores. Por exemplo, você pode escolher uma paleta de vermelho, amarelo e azul. Este tipo de paleta é muito vibrante e pode ser usado para looks/designs ousados.

Classificação das cores

As cores podem ser classificadas em três grandes categorias: as cores primárias, secundárias e terciárias.

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir de nenhuma outra cor, enquanto as secundárias são aquelas que podem ser obtidas misturando duas cores primárias.

Os terciários são aqueles que podem ser obtidos misturando uma cor primária com uma cor secundária.

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. As cores secundárias são laranja, verde e violeta. Os terciários são as cores que se encontram entre as primárias e secundárias no círculo cromático, como o amarelo-verde ou o azul-violeta.

As cores podem ser misturadas de diferentes maneiras para obter uma grande variedade de tons. Por exemplo, duas cores que se encontram no lado oposto do círculo cromático se complementam e, ao misturá-las, produzem uma cor neutra.

As cores que se encontram próximas uma da outra no círculo cromático são acompanhados e, ao misturá-las, produzem uma cor mais intensa.

Tendências de cores para 2023

Os especialistas em cores previram que as cores mais populares para 2023 serão azul, violeta, laranja e verde.

O azul continuará a ser uma cor popular devido à sua tranquilidade e sensação de calma que produz. A violeta será mais vista em interiores e exteriores, pois é uma cor versátil que pode representar elegância ou criatividade.

O laranja será popular por causa de sua energia e otimismo, enquanto o verde será mais visto em produtos orgânicos e de moda sustentável.

A mistura destas cores é vista em tudo, desde roupas até casas e espaços de trabalho.

Quer esteja a criar páginas web, uma página inicial, a ajustar uma landing page ou se for especialista em web design, deve aderir às cores da marca ou a cores secundárias que lhe deem esquemas de cores interessantes com uma paleta de cores à sua medida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Melo

Rafael Melo

Meu nome é Rafael e possuo uma marca de roupas com produção própria e canal de vendas online (e-commerce). Esse blog foi criado com o intuito de ajudar aos usuários que desejam criar a sua primeira marca de roupas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Minha Marca de Roupas
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0